Mamoplastia (mastopexia e redução)

Consiste na colocação de uma prótese de mama em plano duplo (dual plane), onde a parte superior da prótese vai ficar embaixo do músculo, e a parte inferior da prótese acima do músculo.

A mamoplastia, ou também chamada de mastopexia, corresponde a elevação das mamas, com reposicionamento dos tecidos mamários (glândula e gordura), elevação da areola para sua posição de origem e retirada do excesso de pele.

A mastopexia difere da redução mamaria no que diz respeito ao volume retirado e a técnica. Porém, as cicatrizes e os resultados externos são semelhantes.

A cicatriz resultante da mamoplastia pode ser periareolar (ao redor da areola), periareolar e vertical (pirulito) ou ainda em “L”ou “T” dependendo da quantidade de pele retirada. A mamoplastia pode ser realizada com ou sem prótese de silicone.

O que determina a utilização da prótese são mamas flácidas e com pouco volume e/ou muito gordurosas. Pacientes com bom volume mamário dispensam o uso do implante.


Cuidados com o peso, atividade física regular e uma dieta equilibrada, são fundamentais para a manutenção dos resultados a médio e longo prazo.

O comprometimento e a participação da paciente no processo é a chave do sucesso. A duração dos resultados não é possível ser estimada, pois depende de fatores genéticos, da qualidade da pele e dos hábitos de vida de cada paciente.

Veja abaixo um desenho esquemático mostrando as possíveis cicatrizes.

Veja abaixo um antes e depois com um resultado real.

Antes Depois

Onde técnica avançada encontra cuidado humano.

Dr. Denis Colnago – CRM SP 139554 | RQE 72122. Desenvolvido por Livreag.

Copyright © 2025. All rights reserved.